quinta-feira, 19 de junho de 2008

Medalhas Negras





Os jogos olímpicos de 1.968 no México,ficaram marcados, não só por ter sido a primeira competição a fazer o controle do uso do doping e nem mesmo pelo fato de ter sido uma das competições com o maior número de quebra de recordes(68 mundiais e 301 olímpicos),mas sim,pelas manifestações e protestos ocorridas antes,durante,depois e,de forma direta e indireta nos jogos.



Outro fato curioso dessa competição,é que ela foi a primeira a pedir provas de comprovação de sexo nas provas femininas, muito provavelmente, pelas características masculinas das atletas do bloco socialista.A competição olímpica de 68, correu sério risco de não ser realizado no México por outra polêmica que parece bem atual:a pratica esportiva em elevadas altitudes.Essa polêmica foi levantada pelos médicos e fisiologistas da época.Também, pela primeira vez as duas Alemanhas competiram separadas, com os nomes de Alemanha Oriental (comunista) e Ocidental (capitalista). África do Sul e China não foram convidadas a participar.


Voltando aos protestos,o evento em si, teve um enorme envolvimento politíco.No México, pouco antes da abertura dos jogos,aproximadamente 300 mil estudantes e professores entraram em greve e,dez dias antes da celebração da abertura dos jogos, tropas do governo fuzilaram milhares de manifestantes que protestavam na Praça das três culturas,assassinando assim centenas de jovens.


No mundo vigorava um clima tenso de transição. A China vivia o início da Revolução Cultural. Na antiga Tchecoslováquia, tanques soviéticos esmagavam os protestos populares no que ficou conhecido como "Primavera de Praga". Na França, o governo enfrentava manifestos estudantis e nos Estados Unidos foram assassinados o presidente Robert Kennedy e o líder negro Martin Luther King. No Brasil, os protestos contra a Ditadura Militar eram duramente repreendidos, no que culminaria com a assinatura do AI-5(Ato Institucional número 5),em dezembro.


Pelo bloco socialista, inúmeros atletas ganharam medalhas e foram contestados quanto ao uso de doping. O preconceito racial também chegou aos esportes nos Jogos de 68. A delegação norte-americana era dividida em duas: brancos e negros. Liderados pelo sociólogo e ex-atleta Harry Edwards, atletas negros ameaçaram boicotar aos Jogos e, quando todos achavam que a história tinha acabado,dois atletas negros, Tommie Smith e John Carlos, que conquistaram respectivamente as medalhas de ouro e bronze, nos 200 metros rasos, subiram ao pódio com luvas pretas e levantaram o punho esquerdo fazendo a saudação ao movimento negro conhecido como panteras negras. Foram expulsos dos jogos e tiveram suas medalhas caçadas, mas outros atletas negros aderiram ao movimento, porém sem serem tão "agressivos".O Brasil,mandou ao México,uma delegação com 84 atletas e ganhou apenas três medalhas, sendo uma prata e duas bronze. A medalha de prata foi conquiistada por Nelson Prudêncio no salto triplo, na vela, na classe Flying Dutchmann, Reinald Conrad e Bukhard Cordes, ganharam a medalha de bronze;Servílio de Oliveira conquistou a primeira e única medalha do Brasil no boxe,medalha de bronze na categoria meio-médio.
Tiago Moreira

Nenhum comentário: